"GIRUÁ APP" INOVA E AMPLIA FERRAMENTAS DE TRANSPARÊNCIA E INTERAÇÃO COM A

Já está disponível para download (obtenção do programa pela internet) o aplicativo GIRUÁ APP

"GIRUÁ APP" INOVA E AMPLIA FERRAMENTAS DE TRANSPARÊNCIA E INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE

Já está disponível para download o aplicativo “GIRUÁ APP” , mecanismo de interação entre o Governo Municipal e a comunidade, que amplia significativamente os meios de transparência e comunicação, tornando a gestão pública totalmente aberta ao controle social. O aplicativo está em sua versão inicial, a qual será aprimorada a partir do uso e das sugestões dos internautas. O acesso se dará pelos telefones celulares - smartphones, possibilitando, a quem não possua computador em casa ou não possa se deslocar até a Prefeitura, e a quem desejar registrar um comunicado em caráter instantâneo.

Já criado há alguns anos, e recentemente aprimorado, o site www.girua.rs.gov.br é utilizado com grande frequência pelos munícipes, nos canais legais ou mesmo nos espaços auto-explicativos, disponibilizando diversos canais de interação como ouvidoria, e-sic , além de informações e dados além daqueles exigidos pela legislação, para obedecer ao principio da transparência. A cada semana, cerca de 150 acessos são contabilizados. Todas as informações contidas na internet são disponibilizadas a quem demanda a partir do contato e atendimento pessoal, e mesmo assim a busca de informações pela internet supera o tradicional atendimento pessoal, comprovando a necessidade de se ampliar ainda mais o uso da tecnologia no serviço público.

Na abertura oficial da “10 º Festa do Butiá”, o Prefeito Municipal Ângelo Fabiam Duarte Thomas firmou o contrato com a empresa Abase Sistemas, representada pelo gerente Comercial Marcos Hendges, a qual desenvolveu o produto e é responsável pela manutenção. Desde então, o aplicativo já pode ser utilizado pelos giruaenses e pelo público em geral. O NTI local, representado pela analista Lisiane Menin e pelo técnico Telmo Aristimunho, compareceram ao ato e prestaram informações aos presentes, durante a festa.

Através do aplicativo, o cidadão poderá acessar, dentre outras informações, a ouvidoria municipal, o SIC - serviço de informação ao cidadão, consultar o andamento e as licenças ambientais expedidas, buscar informações de seu IPTU, validar e consultar certidões, acessar o Portal Transparência e do Servidor Público, além de requerer serviços e informar irregularidades, tais como: estacionamento em local proibido, denúncias à   fiscalização tributária, problemas na iluminação pública, poda e manutenção em logradouros públicos, e SOS Vigilância Sanitária - denunciando focos de mosquitos, animais abandonados ou situações que coloquem em risco a saúde pública coletiva.
Imediatamente após o comunicado do cidadão, que poderá enviar fotos para auxiliar na identificação e ilustração do caso, o responsável pela área será acionado e iniciará as providências de reparo de acordo com cada caso e com as condições do Município em atender. Independentemente da área relacionada, uma cópia em tempo real dos comunicados será direcionada ao Prefeito Municipal, para ciência e acompanhamento, e na última sexta-feira de cada mês será divulgado relatório das comunicações, respostas, atendimentos e pendências, para que de fato todos os objetivos sejam atendidos.

O Prefeito Ângelo Fabiam Thomas celebra este novo momento e destaca o pioneirismo de Giruá na oferta deste serviço inovador. O “GIRUÁ APP” é uma prova inequívoca da abertura completa da gestão para os munícipes. Além dos meios tradicionais de atendimento, que sempre estiveram a disposição dos giruaenses desde a emancipação do município, criamos o portal na internet que disponibiliza um universo de dados e informações que aproxima administração e cidadão. E agora tudo e muito mais inserido nos telefones celulares de quem desejar fazer uso do aplicativo, trazendo não apenas a possibilidade de informar a ocorrência de problemas, mas também de acompanhar licitações, editais, contratos, receitas e despesas, relatórios contábeis e de gestão, informações sobre programas e ações, portais da transparência, ambiental e do servidor, enfim, tudo está além das obrigações legais justamente para permitir ao cidadão o conhecimento e o auxílio na administração.

Com o GIRUÁ APP, passamos a atender o cidadão na sede da Prefeitura, na página oficial www.girua.rs.gov.br , e a partir de um simples clique no telefone celular , finaliza o Prefeito Municipal.